Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Leme

Sobre as Santas Casas

As Santas Casas de Misericórdia foram fundadas em Portugal a mais de 500 anos, pela Rainha D. Leonor, esposa de Dom João II. A história das Santas Casas se confunde com a Igreja Católica, já que, inicialmente, as Santas Casas eram uma forma da Igreja concretizar seus objetivos, de manifestação do amor de Deus, através da assistência médico-hospitalar ás pessoas carentes.

No Brasil, as Santas Casas chegaram em 1543, tendo na cidade de Santos a primeira iniciativa. As Santas Casas são sempre mantidas por um grupo de pessoas, uma irmandade, que, voluntariamente, fazem doações e ajudam a manter e administrar seus serviços. Por isso os hospitais são sempre filantrópicos, ou seja, não visam lucro.

A Santa Casa de Leme

A Santa Casa de Misericórdia de Leme foi fundada em 18 de dezembro de 1935, por João Arrais Serôdio, apoiado por Ernesto Gatto, Padre Lázaro Muttschelle, José de Souza Queiroz, Custódio Ângelo de Lima, Oscar Ulson e outros. Além destes, muitas outras pessoas ajudaram a construir o único hospital filantrópico, ou seja, sem fins lucrativos, de Leme, SP.

A parte antiga da Santa Casa foi construída em 1953. Em 1973, com apoio do Governo Estadual, iniciou-se a construção do novo conjunto Hospitalar. Depois disso outras conquistas foram sendo agregadas ao complexo hospitalar. Em 29/08/1976 foi inaugurado o primeiro pavimento “João Arrais Seródio”, abrigando o Centro Cirúrgico “Dr. Custódio Ângelo de Lima” e quartos de internação.

Em 22/04/1978, foi inaugurada a maternidade no segundo pavimento do complexo hospitalar que foi remodelada e reinaugurada em 13/11/2002, recebendo o nome da Irmã Ana Soares de Souza, como homenagem a uma das mais dedicadas batalhadoras da Santa Casa de Leme. Em 27/03/1998 foi inaugurada a UTI São José e em 22/05/2000, aconteceu a inauguração da Pediatria com a presença do então Ministro da Saúde José Serra.]

A Santa Casa de Leme atende média complexidade, UTI, internação Pediátrica, Cirurgias, realiza exames de imagem, tomografia, raio-x e laboratoriais.

Além do atendimento ao município, a santa casa, atende a cidade de Santa Cruz da Conceição.